A Santa Missa foi presidida pelo arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, que reafirmou o pedido do Papa Francisco para que a Quarta-feira de Cinzas deste ano fosse um dia de jejum e oração.
Por Camila Oliveira
No final desta quarta-feira, dia 2 de março, foi celebrada a Santa Missa presidida pelo arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Spengler, e concelebrada pelo Pe. Agostinho Sauthier, Vigário Paroquial da Catedral. A celebração, realizada às 18h, reuniu diversos fiéis que participaram do Rito das Cinzas.
Na abertura da celebração, Dom Jaime reafirmou o pedido do Papa Francisco por um dia de oração e jejum nesta Quarta-feira de Cinzas. "Ninguém ganha com guerra. Ninguém ganha com a morte. Rezemos pela paz no mundo”, afirmou o arcebispo ao ressaltar a necessidade de olharmos com atenção para os conflitos em nível global, bem como para aqueles que se passam perto de nós, em nossas comunidades.
Dom Jaime ainda aproveitou a ocasião para destacar a importância do tema da Campanha da Fraternidade de 2022, lançada virtualmente neste dia 2 de março, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o tema: “Fraternidade e Educação” e o lema, extraído de Provérbios 31, 26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”.
Em entrevista, o arcebispo falou brevemente sobre o exercício de discernimento realizado pelos fiéis durante a Quaresma e sobre a dimensão da Campanha da Fraternidade deste ano. Ouça a seguir:
Nota: O pároco, Pe. Rogério Luíz Flores – que retornou do período de férias nessa semana – não se fez presente devido a problemas de saúde na família. Durante a missa, pedidos de oração pela saúde do pai do Pe. Rogério foram realizados.
Comentarios