TERCEIRA ETAPA DA ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DO CLERO E DE PASTORAL SERÁ REALIZADA NESTA QUINTA-FEIRA

Atualizado: Nov 18

O último encontro será realizado no colégio São Francisco e contará com a presença de todo o clero da Arquidiocese e dos seminaristas maiores.


Por Camila Oliveira


Nesta quinta-feira (18) acontecerá a terceira etapa da Assembleia Arquidiocesana do Clero e de Pastoral. Esse ano o evento foi dividido em três datas (04, 11 e 18 de novembro). O primeiro encontro, realizado de forma online, foi transmitido pelo canal da Arquidiocese no YouTube. Questões administrativas e sociais foram discutidas por lideranças leigas e pelo o clero. O encontro contou com a participação de paróquias, dos seminários São José e Nossa Senhora da Imaculada Conceição, da Cúria Metropolitana, além da presença do subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, Pe.Marcus Barbosa Guimarães.


No encontro, o enviado da CNBB ressaltou a importância das Comunidades Eclesiais Missionárias, além de apresentar de forma didática uma série de características dessas. Tais comunidades tratam-se de uma prioridade das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil (DGAE), vigentes no período de 2019 a 2023.



Reprodução: Arquidiocese de Porto Alegre


Na última quinta-feira (11), a segunda etapa foi realizada de forma online durante a manhã e de forma presencial à tarde, acontecendo entre às 8h30 e 17h. Desta vez, houve uma separação por vicariatos, ou seja, cada qual teve um local de encontro diferente. No vicariato de Porto Alegre, no qual está incluída a Catedral Madre de Deus, o encontro ocorreu no colégio São Francisco, nas proximidades da paróquia santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima. A novidade deste dia foi o anúncio das três fases do Sínodo 2023 que, nesta edição, atenta-se ao ato de escuta do povo de Deus. Para isso, pesquisas serão realizadas para delinear as principais pautas da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, que terá como tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Ainda na segunda etapa da Assembleia Arquidiocesana foram discutidos, também, temas relacionados à presença das paróquias em cada região da Arquidiocese e questões relacionadas à Pastoral Presbiteral.


Amanhã (18), data do último encontro, todo o clero da Arquidiocese e os seminaristas maiores se reunirão em um mesmo local, no colégio São Francisco. O evento começará às 8h30 e tem como previsão de término 16h. Uma Santa Missa será presidida pelo arcebispo Metropolitano Dom Jaime Spengler às 10h45, a qual será transmitida via YouTube da Arquidiocese de Porto Alegre e pelos canais do Colégio São Francisco e da paróquia santuário.


Em razão da agenda aqui mencionada, informamos que amanhã (18/11) NÃO HAVERÁ MISSA ÀS 12H10 na Catedral Metropolitana de Porto Alegre. Mais informações você encontra no site da Arquidiocese de Porto Alegre.

logo_cated.png