top of page

Presépios na Catedral 2022

Atualizado: 8 de abr. de 2023

É Natal!

Jesus se faz carne entre nós e junto nos traz a esperança da vida. Ao caminhar entre nós, Jesus reforça a fraterna comunidade da humanidade e dos povos. Em troca, pede-nos a vontade de cooperarmos e nos reconciliarmos.

Como menciona o Papa Francisco: “Montar o presépio em nossas casas ajuda-nos a reviver a história sucedida em Belém. Com esta ajuda podemos imaginar as várias cenas, estimular os afetos, sentir-nos envolvidos na história da salvação, contemporâneos daquele evento que se torna vivo e atual nos mais variados contextos históricos e culturais.”

A tradição do presépio remonta a tempos muito longínquos. A mais conhecida representação é de 1223, quando São Francisco de Assis, após viagem ao Egito, pediu a um amigo que preparasse na localidade de Greccio (Assis), tudo o que pudesse oferecer uma representação plástica do nascimento de Jesus em Belém. Desde então, igrejas, casas de família, e diversos outros espaços rememoram a ternura do Natal, com suas próprias representações natalinas.

Essa edição da exposição conta a origem da montagem dos presépios, desde São Francisco à tradição napolitana, e curiosidades.

Os presépios expostos possuem diferentes inspirações, tanto culturais, quanto na forma e material com que foram confeccionados, levando em conta a origem e inspiração dos diferentes países e culturas.

É uma amostra genuína e peculiar da presença do Natal entre nós.

Convidamos a todos para visitarem a exposição “Presépios na Catedral 2022”, localizada na Catedral Mãe de Deus de Porto Alegre.

A entrada é gratuita e aberta ao público até dia 16 de janeiro de 2023.


Comentarios


Catedral_IV - Pref.Horz_marrom.png
Catedral_IV - Pref.Horz_marrom.png
  • Whatsapp
bottom of page