top of page

101 anos do lançamento da pedra fundamental da construção da Catedral

Neste domingo, dia 7 de agosto, comemoram-se 101 anos do lançamento da pedra fundamental da construção da Catedral Metropolitana Madre de Deus.



Imagem: Arquivo Histórico Monsenhor Ruben Neis

A pedra fundamental do projeto foi lançada em 7 de agosto de 1921, ainda com a antiga Catedral em pé. Na época, quem coordenou e registrou o processo através de imagens, documentos e anotações foi o Mons. João Maria Balem.


Em 2021, em celebração aos 100 anos, houve a publicação do livro “Das Pedreiras às Torres e Carrancas: Uma Nova Catedral para Porto Alegre” que pode ser acessado gratuitamente neste link: https://www.catedralpoa.com.br/100anos. Na obra – escrita e compilada por Caroline Zuchetti, Vanessa Gomes de Campos e Lucas Bernardo Volpatto – há inúmeras fotografias e a descrição detalhada do processo de construção.


Após mais de 100 anos de história, a Catedral continua marcando momentos e vidas. Em 2022, a Catedral recebe como “presente” de aniversário as obras de revitalização do entorno da igreja, bem como a pintura da sacristia, das salas anexas, dos sanitários e das escadarias, além da conclusão da limpeza do piso do Salão.


Viva a Mãe de Deus! Que venham mais 100 anos de história com muitas bênçãos.

Catedral_IV - Pref.Horz_marrom.png
Catedral_IV - Pref.Horz_marrom.png
  • Whatsapp
bottom of page