Celebração de Corpus Christi na Catedral foi marcada por anúncio oficial de recebimento título de Basílica Menor para a Igreja Nossa Senhora das Dores
A celebração de Corpus Christi aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 16 de junho, na Catedral Metropolitana de Porto Alegre. A missa começou às 15h e foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Spengler. A celebração foi marcada pelo anúncio oficial do recebimento do título de Basílica Menor, concedido pelo Papa Francisco à Igreja Nossa Senhora das Dores, localizada no Centro Histórico de Porto Alegre.
Fotos: Camila Oliveira (out/2021)
Nos primeiros momentos da celebração – a qual contou com a presença do Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e sua esposa Valéria, e demais autoridades – o pároco da Igreja Nossa Senhora das Dores, Pe. Lucas Matheus Mendes fez o anúncio mostrando o documento oficial, emitido pelo Vaticano. Em entrevista, Pe. Lucas contou um pouco sobre o processo. Segundo ele, a ideia surgiu ainda em 2019, durante a Peregrinação Arquidiocesana a Aparecida do Norte, quando houve a visita à Basílica Histórica de Nossa Senhora Aparecida. A partir disso, o processo de envio da documentação começou.
Pe. Lucas Matheus Mendes fez o anúncio mostrando o documento oficial, emitido pelo Vaticano
Fotos: Camila Oliveira | PASCOM CATEDRAL
Ainda segundo ele, a data da concessão oficial é dia 5 de abril, porém a informação vinha sendo guardada como um “segredo” que precisava ser anunciado em um momento como a Missa de Corpus Christi. Pe. Lucas Mendes falou um pouco sobre o significado do título: “Sem dúvida é um reconhecimento desse património e, com isso, se agrega a necessidade de um cuidado maior, de uma preservação do patrimônio histórico e de um fomento da dimensão religiosa e pastoral da paróquia. Como eu disse inúmeras vezes, é um título que transcende a comunidade paroquial, é uma igreja Arquidiocesana, então é para toda Arquidiocese de Porto Alegre que o Papa Francisco envia esse título de Basílica Menor.”
A missa solene de instalação está prevista para o dia 15 de setembro, na Igreja Nossa Senhora das Dores. A Igreja será a primeira basílica da Capital dos gaúchos e a terceira do Rio Grande do Sul, sendo as outras duas: o Santuário Nossa Senhora Medianeira, em Santa Maria, e a Catedral São Luiz Gonzaga, em Novo Hamburgo. No total, existem 72 igrejas com este título no Brasil.
Confira algumas imagens da Missa de Corpus Christi realizada na Catedral:
Fotos: Camila Oliveira | PASCOM CATEDRAL
Após dois anos, a Procissão de Corpus Christi volta a ser realizada em Porto Alegre
Após a missa, celebrada na Catedral, todo o Clero e fiéis seguiram para a tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas de Porto Alegre, a qual voltou a ser realizada após dois anos. Saindo da Catedral, a procissão passou pelo colégio Bom Jesus Sévigné e pelo complexo hospitalar Santa Casa. Em frente as duas instituições Dom Jaime Spengler dirigiu sua palavra ressaltando primeiro a valorização dos profissionais da área da educação das redes públicas e privadas e relembrando o lema da CF 2022: “Fala com sabedoria, ensina com amor” Pr 31,26. Depois recordou e rezou pelos enfermos e parabenizou o trabalho realizado por profissionais da saúde.
A benção do Santíssimo ocorreu no destino final, em frente à paróquia Nossa Senhora da Conceição. Dom Jaime demonstrou preocupação em sua fala não somente com os conflitos mundiais em andamento (como a Guerra na Ucrânia e mais de 30 conflitos regionais no mundo), mas também com os conflitos próximos, em nossa comunidade. Foi categórico em afirmar que Pátria Amada não é pátria armada. Estima-se que mais de 1200 fiéis tenham acompanhado a procissão deste ano. Confira algumas imagens:
IMAGENS E TEXTO: Camila Oliveira | PASCOM Catedral
REVISÃO: Pe. Rogério Luís Flôres
Commentaires