top of page

Dia Mundial dos Pobres na Catedral Metropolitana de Porto Alegre

"É o Dia de todos aqueles que acreditam na solidariedade, no auxílio recíproco, na bondade, na necessidade de cuidarmos e promovermos a vida e, sobretudo, a vida lá onde ela talvez não esteja sendo suficientemente cuidada". Palavras de Dom Jaime Spengler, arcebispo Metropolitano de Porto Alegre



Imagem da Santa Missa - Créditos: Camila Oliveira

Camila Oliveira - Catedral Metropolitana de Porto Alegre

Neste domingo (14), em que a Igreja celebrou o 5º Dia Mundial dos Pobres, um evento beneficente foi realizado, às 16h30, na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. A ação foi uma iniciativa da Dimensão de Justiça Caridade e Paz da Arquidiocese de Porto Alegre em conjunto com a Pastoral do Povo da Rua e em parceria com paróquias, associações e entidades. Entre elas: Cáritas, Fraternidade O Caminho, Paróquia São Jorge e a Paróquia da Catedral Mãe de Deus, além do Movimento Nacional da População de Rua e do Movimento Focolare.


Mais de 2,5 mil cachorros-quentes foram preparados, 1,2 mil deles na cozinha industrial da Catedral. O restante foi trazido pelos grupos de diferentes regiões de Porto Alegre. Além do lanche, houve também a distribuição de suco no Salão Nobre da Catedral Mãe de Deus. Ao lado, no jardim, aconteceu a confraternização. Empresários também colaboraram com doações. Elton Bozzetto, coordenador da Dimensão da Caridade, salienta que “se nós quisermos uma verdadeira emancipação da população em situação de rua, nós temos que fazer com essa população uma atividade de aproximação e de busca, de superação desta realidade tão frágil que fragiliza as pessoas. Então, nesse sentido nós adotamos como método de trabalhar junto, por isso essa atividade que a gente está fazendo hoje tem a participação dos moradores em situação de rua da região.” Parte dos lanches que restaram foi distribuída em diferentes pontos da cidade para a população em situação de rua.



Imagens: Camila Oliveira


Antes disso, às 15h, uma Santa Missa em celebração ao Dia contou com a presença do arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. Durante a missa, o arcebispo afirmou: “Hoje, neste dia, instituído pelo Papa Francisco, nós queremos celebrar a solidariedade”. Em entrevista, ele reafirmou o significado desta data: “Eu diria assim: é o Dia de todos aqueles que acreditam na solidariedade, no auxílio recíproco, na bondade, na necessidade de cuidarmos e promovermos a vida e, sobretudo, a vida lá onde ela talvez não esteja sendo suficientemente cuidada. Então, nós nos reunimos sim para celebrar e celebrando nós escutamos a Palavra, nós celebramos o sacramento, nos encontramos entre irmãos e irmãs que têm como referência o crucificado, ressuscitado. É Ele que orienta nossas escolhas, nossas decisões, nossas opções. É Ele que sustenta nossa vida. É Ele que dá sentido a tudo aquilo que nós desenvolvemos e é com Ele, por Ele que nós desejamos avançar.”


O Dia Mundial dos Pobres trata-se de uma data instituída pelo Papa Francisco no dia 20 de novembro de 2016. Desde então, a celebração passou a acontecer sempre no 33º Domingo do Tempo Comum. A data chama nossa atenção para a pobreza em todas as suas formas – não apenas a material – e nos convida a sermos uma Igreja “em saída”, indo ao encontro dos mais necessitados.


Leia na íntegra nossa matéria publicada no portal de Notícias Vatican News: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2021-11/dia-mundial-pobres-catedral-porto-alegre.html

Catedral_IV - Pref.Horz_marrom.png
Catedral_IV - Pref.Horz_marrom.png
  • Whatsapp
bottom of page