top of page

Exposição de presépios na Catedral Madre de Deus resgata a verdadeira essência do Natal

Os presépios ficarão expostos até a segunda semana de janeiro


Por Camila Oliveira


A já tradicional exposição de presépios na Catedral Madre de Deus começou no dia 1º de dezembro. Segundo uma das organizadoras, a museóloga Caroline Zuchetti, a iniciativa já acontece há cerca de 4 quatro anos e contém representações de presépios de diferentes origens, materialidades e interpretações próprias.


Segundo Caroline, o principal objetivo da mostra é resgatar o verdadeiro sentido do Natal. A museóloga ainda destaca que “o interessante é ver como essas representações mudam, às vezes, de lugar para lugar e de cultura para cultura.”


Imagem: Nelson Pereira | ASCOM Arquidiocese de Porto Alegre

“Igrejas, casas de família, espaços públicos, estabelecimentos comerciais, empresas e centros de difusão da cultura montam, no período natalino, presépios. Esta é uma forma privilegiada para promover a sacralidade inviolável do Natal; sacralidade que é aquela da própria vida! No presépio contemplamos a manifestação 'da bondade de Deus nosso Salvador, e o seu amor pela humanidade' (Tt 3,4)”, afirma o arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Spengler, em texto escrito para divulgação de edições anteriores da exposição.


A exposição é gratuita e aberta ao público nos horários de funcionamento da Catedral. Para quem ainda não conseguiu visitar, a exposição vai até a segunda semana de janeiro. Veja algumas fotos:


Texto: Camila Oliveira

Imagens: Nelson Pereira | ASCOM Arquidiocese de Porto Alegre



Catedral_IV - Pref.Horz_marrom.png
Catedral_IV - Pref.Horz_marrom.png
  • Whatsapp
bottom of page