top of page

Quatro seminaristas recebem o terceiro grau do Sacramento da Ordem

Paroquianos de quatro vicariatos se reuniram na Catedral Madre de Deus para orar e agradecer pela ordenação dos jovens


Neste domingo, 28 de novembro, quatro seminaristas receberam o terceiro grau do Sacramento da Ordem na Catedral Madre de Deus. A ordenação começou às 15h e foi presidida pelo arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Spengler, contando com a presença de outros membros do Clero. As paróquias do Vicariato de Porto Alegre, de Canoas, de Gravataí e do Vicariato de Guaíba fizeram-se presentes.


Aluisio Negrete Cabreira, Charles Kermaunar, Henrique Zimmer e Marcus Vinicius Shiomi Ceratti foram chamados ao altar onde receberam o Sacramento da Ordem no grau do diaconato. Durante a ordenação, o arcebispo Dom Jaime Spengler destacou a importância do Ministério Diaconal: “A grandeza do Ministério que vocês abraçam, que estes homens abraçam, consiste em lhes conferir o mandato de tornar presente o diaconado de Jesus Cristo no tempo da Igreja, isto é, no nosso tempo, no nosso cotidiano. Assim então, desvelamos e compreendemos a missão do diácono, que não é para enfeite, viu? Nem para bonito. Testemunhar e transmitir os sinais do amor de Jesus Cristo [...]”



Imagens: Camila Oliveira


Dom Jaime ainda falou sobre a missão dos quatro ali presentes e os abençoou: “A solicitude para com os mais pobres, os necessitados, os idosos, os doentes, os migrantes, os prisioneiros, os sem teto, sem trabalho, e sem Terra. A solicitude com todos estes haverá de expressar a genuinidade do caminho que vocês hoje diante de Deus e diante da igreja acolhem. Então que o Senhor vos ilumine! Que o Senhor vos inspire e que o Senhor sempre vos acompanhe.”


No encerramento da cerimônia de ordenação, o diácono Aluisio Negrete Cabreira, ao fazer os agradecimentos em nome dos quatro seminaristas, ressaltou graça divina em suas vidas: “Nesta tarde, nosso coração transborda de alegria e um sentimento de gratidão inunda o nosso ser. Tudo é graça. ‘Em tudo dai graças a Deus’ nos diz o apóstolo Paulo e sendo Cristo a graça Nele e com Ele tudo temos. Somos conscientes de que se chegamos até aqui não foi mérito nosso, e sim da bondade divina que nos conduziu até aqui. Nosso Senhor fitou o seu olhar de amor sobre nós nos chamou e hoje nos consagra para uma nova missão.”


Para quem não conseguiu participar presencialmente ou deseja ainda assistir à cerimônia, a ordenação foi transmitida via Facebook e canal no Youtube da Arquidiocese de Porto Alegre e a gravação está disponível em ambos.



TEXTO E IMAGENS: Camila Oliveira


Catedral_IV - Pref.Horz_marrom.png
Catedral_IV - Pref.Horz_marrom.png
  • Whatsapp
bottom of page