Seis crismandos recebem o Sacramento da Crisma na Catedral Madre de Deus


Imagem: Francisco Carlos da Rocha

Por Camila Oliveira


Neste domingo, 12 de dezembro, seis crismandos foram confirmados com a unção do Crisma, completando assim sua iniciação cristã com o Sacramento da Crisma. A missa foi presidida pelo Bispo Emérito Dom José Clemente Weber e concelebrada pelo pároco, Rogério Luís Flôres, na Catedral Madre de Deus. Os seis jovens – Bruna, Carina, Eduardo, Jair, Juliana e Maria Eduarda – estavam acompanhados da catequista Lilia Regina Siqueira de Medeiros.


A turma iniciou a catequese de Crisma, presencialmente, ainda em 2019. Porém, com o início da pandemia de Covid-19, os encontros foram suspensos. Neste ano, já no segundo ano da Catequese de Crisma, os encontros foram retomados de forma síncrona (online) por meio da utilização das plataformas Zoom e Google Meet. Em entrevista, Lilia falou sobre a desafiadora transição do presencial para o meio digital: "Foi um grande desafio, uma forma totalmente inusitada de evangelizar, digo que foi uma aventura no Espírito Santo! Deus é sempre novo! E a pandemia trouxe um novo cenário para a Igreja Católica no mundo, até então, nunca vivido."



Imagens: Francisco Carlos da Rocha


A catequista ainda deu seu testemunho sobre a efetividade dos encontros realizados virtualmente e como esses, apesar das adversidades, foram eficazes: "Ouvi de alguns Catequistas ou de pessoas ligadas à Igreja críticas em relação à Catequese remota (online) de que seria difícil prender a atenção dos jovens. Dou testemunho de que é, sim, possível evangelizar, catequizar dessa forma e de que minha turma de Catequese de Crisma foi extremamente perseverante."


A Crisma trata-se da confirmação do Batismo e, consequentemente, da fé. Após agradecer a todos, Lilia ainda destacou a importância de ser catequista: "Tenho certeza que ser Catequista é um dom que Deus nos dá, é um chamado. É como disse São Paulo em sua Carta aos Coríntios: 'Ai de mim se eu não evangelizar'. (1 Cor 9, 16)"



Texto: Camila Oliveira

Imagens: Francisco Carlos da Rocha


Catedral_IV - Pref.Horz_marrom.png
Catedral_IV - Pref.Horz_marrom.png